A grande fenda que pode dividir (literalmente!) a África em duas
O que você faria se no lugar onde você mora a terra começasse a tremer e uma imensa rachadura abrisse na terra? Parece um cenário daqueles filmes catastróficos de Hollywood, mas aconteceu de verdade! Em 2018, no Quênia, a região do Grande Vale do Rift foi afetada por uma fenda de grande profundidade e extensão. Embora os geólogos saibam há muito tempo que as placas tectônicas ao longo da África Oriental estão se afastando lentamente, as enormes rachaduras que aparecem na terra e destroem casas forneceram uma demonstração mais visceral desse fato.
Especialistas preveem que a fenda continuará a crescer pelos próximos 5-10 milhões de anos até que o leste África se separe totalmente do resto do continente. Isso criará um novo oceano e transformará a essa parte da África em uma ilha. A seguir, veja mais detalhes sobre esse terrível fenômeno.
Origem
Por volta do dia 18 de março, uma imensa fenda começou a surgir após forte temporal na região do Grande Vale do Rift, no Quênia..
Onde está a fenda?
A rachadura, que até recentemente estava coberta com cinzas vulcânicas e fora de vista faz parte do Grande Vale do Rift..
Grande Vale do Rift
É uma região de planície onde as placas tectônicas se dividem ou se afastam, segundo a National Geographic..
Direção
A grande rachadura, que continua crescendo no Quênia, fica a leste da África..
Fenômeno natural
De acordo com o jornal local Daily Nation, a grande fissura é consequência de intensos movimentos no interior da Terra, que deixaram fendas profundas no Condado de Narok.
Danos em larga escala
Rastros da destruição foram vistos na movimentada estrada Mai Mahiu-Narok. Em um determinado ponto crítico, a fissura registrou cerca de 15 metros de profundidade e mais de 20 metros de largura, afirmou o Daily Nation..